quarta-feira, 19 de junho de 2019

Exames Nacionais - Já começaram!

Não se atrasem/faltem e apresentem-se com o CC/TR/BI e sem telemóvel! 
Os exames Nacionais 2018-19 estão aí!
Preparados, bem alimentados e bem dormidos, os alunos EFA (e não só) dedicam o mês de Junho e Julho aos Exames Nacionais com o objectivo de prosseguirem estudos universitários, lutarem por uma melhor qualificação e por um Futuro sustentável!
Com trabalho, estudo, dedicação, concentração e perseverança é possível construir Sonhos e Vidas diferentes!
Votos de sucesso para quem decidiu enfrentar mais esta etapa da VIDA!
Uma nota de humor para descontrair...


terça-feira, 18 de junho de 2019

Abertas Pré-inscrições Cursos EFA ESO 2019-20

Já abriram as pré-inscrições nos Cursos EFA Básico e Secundário na Escola Secundária de Odivelas!
Inscreva-se online para a escola contatá-lo/a brevemente!
À distância de um clique, garanta uma vaga para concluir o 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e/ou secundário!
Nunca é tarde regressar à Escola para construir melhor Futuro!
Dos 18 aos 100 Anos!!!!! Inscreva-se JÁ!

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Palavras acutilantes no dia de Portugal 2019


Hoje, nas celebrações do Dia de Portugal, o Presidente das Comemorações do Dia de Portugal em 2019, João Miguel Tavares, antecedeu o Presidente da República nos discursos, dizendo:
"Percebemos que a corrupção é um problema real, grave, disseminado, que a justiça é lenta a responder-lhe e que a classe política não se tem empenhado o suficiente a enfrentá-la. A corrupção não é apenas um assalto ao dinheiro que é de todos nós - é colocar cada jovem de Portalegre, de Viseu, de Bragança, mais longe do seu sonho [...] o sonho de amanhã ser-se mais do que se é hoje vai-se desvanecendo, porque cada família, cada pai, cada adolescente, convence-se de que o jogo está viciado, que não é pelo talento e pelo trabalho que se ascende na vida, que o mérito não chega, que é preciso conhecer as pessoas certas, que é preciso ter os amigos certos e que é preciso nascer na família certa [...]. Os portugueses podem não ser os melhores do mundo, mas são, com certeza, capazes de coisas extraordinárias, desde que sintam que estão a fazê-las por um bem maior. A política não falha apenas quando conduz o país à bancarrota. A política falha quando deixa o país sem rumo e permite que se quebre a aliança entre o indivíduo e o cidadão. [...] Aquilo que se pede aos políticos, sejam eles de esquerda ou de direita, é que nos deem alguma coisa em que acreditar, que alimentem um sentimento comum de pertença, que ofereçam um objetivo claro à comunidade que lideram".

Um discurso que merece ser ouvido, lido e refletido a bem da Democracia e do nosso país!

Portugal campeão!


1 imagem vale mil palavras!
2 imagens valem MILHÕES!

Parabéns Portugal!


domingo, 9 de junho de 2019

Prémio "Tema Livre" in Jogos Florais 2019




"Jogos Florais 2019


Maria da Conceição, formanda do curso EFA B2 na turma EBB2A, foi distinguida com um prémio na categoria NÍVEL 1 - TEMA LIVRE do concurso literário Jogos Florais 2019, organizado pelo Clube de Leitura do Agrupamento Adelaide Cabette. 

"Sementeiras" – é este o título do texto que foi apresentado a concurso e que mereceu a distinção atribuída pelo júri.
Nasceu do desafio lançado pelos professores Fernando Mateus e Luís Fernandes a todos os formandos, no âmbito da atividade integradora e a propósito do tema de vida "Património Cultural" (material e imaterial), muito antes do Natal de 2018. Longe de se saber que iriam surgir os Jogos Florais. O objetivo era tão só permitir aos formandos recordar, reconstituir memórias, partilhar experiências, valorizar e consolidar património que muitos colegas da Conceição desconheciam. 
 Foi mesmo a propósito desta atividade que alguns deles tomaram conhecimento pela primeira vez dos processos ancestrais da sementeira da batata, das formas e instrumentos de rega, da apanha da azeitona e dos lagares de pedra para a sua moagem e a produção do azeite. E até da partilha de esforços e da entreajuda comunitária, em muitas aldeias, na realização de tão fatigantes tarefas. A foice, a par da gadanha nas grandes searas do Alentejo, toma o nome de “ceitoira” na pequena propriedade do norte transmontano. Muitos desconheciam estes nomes e os de outras alfaias. 
Recorremos a alguns vídeos para confirmar a evolução e modernização dos processos e instrumentos introduzidos na agricultura.
Alguns formandos viram aqui a oportunidade para contarem histórias da sua infância e voltarem às origens.
Num dos vídeos, a Alzira, senhora de 80 anos lá da turma, a que chamo carinhosamente "a menina mais gira da escola", levou-nos em visita guiada à sua aldeia, apresentou-nos os lugares e casas e até o cunhado e alguns dos vizinhos. Foi um regalo vê-la feliz a recordar e a não querer parar de falar.
No início, houve alguma descrença e mesmo relutância. Mas o desafio foi aceite, principalmente pela Maria da Conceição, e os pequenos textos lá foram ganhando vida separadamente. Sobre as batatas, a apanha da azeitona, a ceifa e as vindimas.  Foram lidos, corrigidos e passados a computador.
Por volta do mês de fevereiro surgiu o cartaz a divulgar os Jogos Florais. E com ele novo desafio: apresentar estas memórias a concurso. O objetivo era participar, dizer presente e envolver os formandos na vida da escola. O que viesse por acréscimo era apenas para gratificação, motivação.
Foi então que surgiu a ideia de os consolidar e dar-lhes coerência para o concurso, com a inestimável colaboração do professor Luís Fernandes.
A turma concordou e incentivou a colega. Cumpriram-se as formalidades regulamentares do concurso e os textos foram entregues. Ficou a sensação do dever cumprido. 
Agora chegou a notícia da distinção com o prémio atribuído pelo júri.
É com alegria que todos os professores a recebem, mais pela Maria da Conceição e pelos colegas do que pelo prémio em si. Ela ficou feliz, os colegas também. Então nós, os professores, também estamos felizes por eles.
Parabéns aos formandos!
Parabéns, Maria da Conceição!" Fernando Mateus 


O Proj. "Regresso à Escola, futuro Melhor!" está FELIZ com a distinção da Maria da Conceição e com todo o apoio e cumplicidade do Curso EBB2A (formandos & formadores). 
A Noite na ESO só tem razões para estar orgulhosa e satisfeita com tal prestação, inspiradora per si de boas práticas na Escola e na Vida!

Agradece-se ao Mediador do curso EBB2A, Fernando Mateus, pelo texto aqui publicado.

sábado, 8 de junho de 2019

Nunca é tarde regressar à Escola!

Informe-se! Inscreva-se!
'bora lá! Traga um/uma amigo/a!
Com a colaboração de tod@s vamos encher as turmas EFA, na Escola Secundária de Odivelas é claro!

Lixo nos Oceanos NÃO!

Não deixe sujarem os oceanos, pela sua e nossa SAÚDE!

Celebre os oceanos, protegendo-os!

Os Oceanos são VIDA mas demasiado maltratada pelos homens e mulheres!
Hoje, dia mundial dos oceanos informe-se sobre os perigos sentidos nos oceanos que podem provocar danos irreparáveis ao nosso planeta TERRA, logo à Humanidade!
Dia Mundial dos Oceanos é celebrado no dia 8 de junho desde 2008. Esta comemoração teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992. 
Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera. Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e têm um papel essencial nas condições climáticas do planeta. Os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. São, ainda, o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.
Em 2019, a celebração deste dia está focada na necessidade de mobilizar o mundo para a eliminação do plástico nos oceanos - uma crise em crescimento com que se depara a nossa sociedade.​

terça-feira, 4 de junho de 2019

Sexo, Géneros, Orientação sexual - confuso?

A mentalidade evolui, os comportamentos mudam e a linguagem adapta-se, esclarece... Aqui ficam algumas informações para os/as mais confusos/as!

Discursos de ódio na internet - previna-se


A internet pode ser palco de violência, com agressores e vitimas.

O que é a violência online?

Segundo a APAV, é qualquer comportamento de agressão, ameaça ou intimidação efetuado pela internet e/ou pelas novas tecnologias, através de sms, mms, email, messenger, website, youtube, redes sociais, com a intenção de magoar, envergonhar, assustar ou ofender.

Eis aqui algumas ideias sobre Discursos de Ódio na Internet, divulgadas pela APAV para jovens - úteis dos 0 aos 100 anos:

Os discursos de ódio através da internet também podem ser uma forma de violência e representam uma violação dos direitos humanos.
?O que são os discursos de ódio?
São manifestações que procuram afirmar, encorajar ou incitar o ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas em razão da sua cor da pele, etnia, nacionalidade, ascendência, língua, religião, sexo, orientação sexual, identidade de género, condição física, ou outros factores discriminatórios ou xenófobos.
Estes discursos têm como objectivos injuriar, ameaçar, intimidar e desumanizar uma pessoa ou grupo, diferenciando-o/a da restante população e, ao mesmo tempo, disseminar estas mensagens junto de outras pessoas, promovendo a sua aceitação e a violência.
Podem ser manifestados através de qualquer meio de comunicação e estão cada vez mais presentes nas redes sociais e na internet, atingindo, por este meio, uma difusão muito alargada junto de um elevado número de pessoas.
Os discursos de ódio através da internet podem consistir em:
  • e-mails enviados a uma pessoa ou grupo com manifestações de ódio racial ou de ódio motivado por outros factores discriminatórios;
  • comentários e mensagens publicadas em redes sociais que manifestem ódio contra uma pessoa ou grupo em razão da sua cor, orientação sexual, nacionalidade ou religião;
  • fotografias ou vídeos que incitem o ódio ou a discriminação;
  • memes que possuam mensagens e imagens com conteúdo hostil ou malicioso relacionado com a orientação sexual, identidade de género ou outros fatores discriminatórios;
  • jogos que contenham actos de violência ou outras manifestações de ódio relacionadas com a discriminação ou a xenofobia.

Balanço Proj. Ajudar Moçambique 2019 - AEAC

Agradece-se a ajuda de todos e de todas neste projeto de solidariedade.
Oxalá os donativos já tenham chegado a Moçambique e a quem mais precisa!

Parabéns aos Premiados!

Graças à generosidade de muitos foi possível realizar o evento "Com o Teatro, celebrar Abril!", com todos e para todos! Parabéns a...