segunda-feira, 10 de junho de 2019

Palavras acutilantes no dia de Portugal 2019


Hoje, nas celebrações do Dia de Portugal, o Presidente das Comemorações do Dia de Portugal em 2019, João Miguel Tavares, antecedeu o Presidente da República nos discursos, dizendo:
"Percebemos que a corrupção é um problema real, grave, disseminado, que a justiça é lenta a responder-lhe e que a classe política não se tem empenhado o suficiente a enfrentá-la. A corrupção não é apenas um assalto ao dinheiro que é de todos nós - é colocar cada jovem de Portalegre, de Viseu, de Bragança, mais longe do seu sonho [...] o sonho de amanhã ser-se mais do que se é hoje vai-se desvanecendo, porque cada família, cada pai, cada adolescente, convence-se de que o jogo está viciado, que não é pelo talento e pelo trabalho que se ascende na vida, que o mérito não chega, que é preciso conhecer as pessoas certas, que é preciso ter os amigos certos e que é preciso nascer na família certa [...]. Os portugueses podem não ser os melhores do mundo, mas são, com certeza, capazes de coisas extraordinárias, desde que sintam que estão a fazê-las por um bem maior. A política não falha apenas quando conduz o país à bancarrota. A política falha quando deixa o país sem rumo e permite que se quebre a aliança entre o indivíduo e o cidadão. [...] Aquilo que se pede aos políticos, sejam eles de esquerda ou de direita, é que nos deem alguma coisa em que acreditar, que alimentem um sentimento comum de pertença, que ofereçam um objetivo claro à comunidade que lideram".

Um discurso que merece ser ouvido, lido e refletido a bem da Democracia e do nosso país!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parabéns aos Premiados!

Graças à generosidade de muitos foi possível realizar o evento "Com o Teatro, celebrar Abril!", com todos e para todos! Parabéns a...